domingo, 7 de novembro de 2010

Ser gordinha em Portugal

Meu nome é Jussara, nasci em Piedade, interior de São Paulo, porém, há quase seis meses vivo em Espinho – Porto/Portugal.
Casei-me em novembro do ano passado e meu marido é português. Sou formada em letras, tenho vinte e cinco anos, estou vivendo um novo momento e novas experiências na minha vida, pois quem pensa que viver num novo país é fácil está muito enganado.
Desde pequena sonhava conhecer lugares diferentes e distantes. Porém, esse sonho tem um preço. Pago muito caro com a saudade que sinto da minha família e amigos que deixei para trás.
Bem,  ser gordinha em Portugal tem tanto malefícios quanto benefícios. Aqui as moças e as mulheres são magras e pele muito branca, então quando surge alguém de um país tropical, chama mais a atenção sendo gordinha. A gente se destaca muito.
Os homens europeus olham bastante, já as européias me medem da cabeça ao pés e com um olhar de preconceito. Roupa aqui, tenho um pouco de dificuldade em encontrar, pois, a Europa é símbolo de alta-costura, as peças são para corpos de modelos de passarela, porém, há algumas lojas que me adapto bem.
A minha maior dificuldade aqui é que vivo perto de praias. Adoro o mar, mas não gosto de usar biquíni ou maiô. Eu fico constrangida de ir até a praia, devido minhas gordurinhas a mais, pois, também é difícil de encontrar trajes de banho do meu tamanho.
Apesar de algumas dificuldades, vivo muito bem aqui. Sempre encontro pessoas que me elogiam e dizem que sou uma gordinha muito bonita.
Dificuldades e preconceitos nos defrontamos em qualquer parte do mundo, e como sou muito bem resolvida com meu peso não me abalo com nada. O que eu gostaria era que acabasse com essa obsessão de que modelo de beleza são apenas aquelas mulheres magras, isso são o ponto de vista de uma sociedade que impõem esses parâmetros de beleza e uma grande maioria se sacrifica para seguir esse padrão. Isso é apenas comercial, que significa dinheiro e benefícios para uma grande indústria de pessoas fúteis, vazias e insensíveis.
Cada pessoa já nasce com sua beleza; cada ser humano tem a sua essência que nos distinguem uma das outras, transformando em um ser único, singular, e isso sim é a nossa verdadeira beleza, pois, o que importa na verdade são os valores e conteúdo que cada pessoa adquire do decorrer de sua vida, o resto é apenas casca, não interessa se uma pessoa é gorda, magra, alta , baixa, feia ou bonita.
A nossa sociedade faz com que as pessoas fiquem obcecadas com uma coisa ilusória, se sacrificando e se auto-mutilando de uma forma tresloucada, apenas para seguir as tendências de cada estação e o que é mais importante cada vez vem ficando para traz que é o bom senso e a dignidade que cada pessoa deve ter. Sei que esse pequeno discurso não vai mudar o mundo, mas uma pequena porção de consciência já faz a diferença.
Agradecida desde já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário